Sobre saber quem é um bom ouvinte
Algumas coisas devemos guardar pra nós mesmos. E se não , se for algo que nos incomoda muito, que saibamos escolher a pessoa certa para compartilhar esses pensamentos.
A dor de pensar
Nossos pensamentos e sentimos são os elementos mais íntimos e secretos que temos, apenas nós sabemos o que se passa pela nossa cabeça. E quando uma coisa nos preocupa, devemos libera-lá , pois sabemos que novas preocupações viram e assim evitamos um tipo de " congestionamento mental".
Pensar dói , e muito.Para alguns de nós a dor vai além do que consideramos normal.Dói a um ponto que temos vontade de gritar no meio da rua pedindo por socorro.E não é como se fosse uma simples enxaqueca que passa com um analgésico. É aquela dor que , mesmo existindo no seu imaginário, são tão fortes que chega a nos destruir .
Por está razão que precisamos nos expressar ,tirar tudo aquilo que nos incomoda justamente para evitar que essa dor piore. Mas , acima de tudo , é necessário ser cuidadosos com quem ou onde depositaremos essa preocupação, pois nem sempre o ouvinte vai te entender.
Conhecer o seu ouvinte
Antes de conversar sobre os seus sentimentos, tenha absoluta certeza de que o ouvinte é um bom confidente. Como foi dito no início do texto, pensamentos e sentimentos são as coisas mais secretas e pessoais que temos , nada mais justo que compartilhar com alguém de confiança.
Por exemplo, ás vezes você está preocupado com uma coisa que está tirando o seu sono e seu apetite.Mas quando você desabafa com essa informação com alguém, dependendondo da pessoa, sua preocupação vai ser desvalorizada , ou melhor , diminuída, fazendo com que se sinta constrangido e com um receio de procurar ajuda.
A palavra empatia, significa, de uma forma resumida, ter habilidade de se colocar no lugar do outro, certo? Pois é,estamos vivendo em um mundo onde a maioria das pessoas aprendem sobre o assunto, mas não a usa em seu desenvolvimento pessoal. Por isso que temos um certo receio de procurar alguém com quem conversar, pois não sabemos quem está disposto a nos escutar e ajudar, ou apenas julgar.
Procure ser também um bom ouvinte para alguém. Não é preciso se colocar no lugar de outra pessoa , mas ouvir o que ela precisa dizer. Às vezes , o que precisamos não é uma lição de moral, ou um conselho , ou gastar com remédios , e sim, sermos escutados.
Comentários